segunda-feira, 28 de março de 2011

Continente Europeu


Apesar de ser considerado um continente, a Europa não corresponde a essa definição, pois sua configuração é de uma península. A Europa está localizada em uma imensa península situada a oeste da Eurásia. A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte, automaticamente é influenciada pelo clima temperado. As principais fronteiras físicas do continente europeu são: ao norte Oceano Glacial Ártico, ao sul os mares Mediterrâneo e Negro, a Oeste Oceano Atlântico, a Leste Montes Urais, Rio Ural e o Mar Cáspio. O território europeu possui uma área de 10,3 milhões de quilômetros quadrados, que representa somente 19% da Eurásia. A Europa possui 48 países autônomos, na maioria pequenos territórios e os micros países, além da Rússia que responde por 40% da área total.
Hidrografia
Em razão da composição climática existente na Europa, os rios presentes no continente são relativamente pequenos quanto a seu curso e volume, apesar das limitações, esses mananciais foram sempre muito importantes para as atividades desenvolvidas na região, especialmente por se tratar de rios navegáveis. Nesse sentido, os rios principais do continente europeu são: rio Reno, Sena, Ródano, Volga e Danúbio.
Relevo

O relevo europeu é constituído basicamente por duas unidades de relevo, que são as planícies e os maciços antigos, ocupando especialmente o centro e o norte do continente. Existem também os dobramentos modernos que são compostos por áreas montanhosas, provenientes do pouco tempo de processo erosivo, portanto sofreu pouco desgaste, essa característica é comum desde o sul até a Península Ibérica.

domingo, 27 de março de 2011

População Européia

A Europa é o terceiro continente mais populoso do mundo, com uma população de 731 milhões ou cerca de 11% da população mundial.  
Números Populacionais:
População Absoluta: 715 milhões de habitantes.
População Relativa: 69 habitantes por quilômetro quadrado
Destribuição da População:
A população está irregularmente distribuída no território continental, informação explicada pelo fato de haver áreas europeias intensamente povoadas com densidade demográfica acima dos 300 hab/km², enquanto que em outras há verdadeiros vazios demográficos, com densidade inferior a 1 hab/km².
Gupos Étinicos:
A população européia é constituída por diversos grupos étnicos, com destaque para: anglo-saxões, escandinavos, eslavos, germânicos e latinos. Um dado importante é que a maioria da população é constituída por brancos.
Religião:
Quanto à prática religiosa, o cristianismo é o de maior destaque, embora esteja dividido em catolicismo romano, especialmente na Espanha, Portugal, França e Itália; protestantismo em países como Alemanha, Noruega e Suécia; e o cristianismo ortodoxo, na Grécia e Rússia.
Natalidade:
A natalidade baixou, devido aos avanços e a informação. O que iniciou a chamada transição demográfica, ou seja, diminuição do crescimento populacional, que hoje causa outro problema para a população européia, o envelhecimento da população.
Mortalidade:
A mortalidade na Europa Ocidental diminuiu cerca de 50% nas pessoas entre os 40 e os 70 anos. No caso das mulheres, a mortalidade diminuiu 54% durante o período analisado. Em relação ao sexo masculino a mortalidade diminuiu 39%.
Faixa Etária:
A população européia é formada em sua maopria por pessoas adultas e idosas. As pessoas nascidas em 1960 tinham uma esperança média de vida de cerca 67 anos (homens) e 73 anos (mulheres). Para as pessoas nascidas em 2004, os números aproximam se dos 76 anos, no caso dos homens, e dos 82, no caso das mulheres. Há mais mulheres do que homens na Europa.