quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Clima e Vegetação na Europa

Vegetação: 
Tundra

Floresta Temperada


Tundra: Essa cobertura vegetal é comum em regiões de clima subpolar, vegetação constituída por musgos, gramíneas, arbustos e liquens, flora proveniente da junção de fungos e algas.
Floresta coníferas: Composição vegetativa constituída por pinheiros em áreas do sul.
Floresta temperada: É composta por pinheiros, além de árvores como a faia e o carvalho, esses vegetais têm característica de perder as folhas no inverno, conhecidos por floresta caducifólia.
Estepes: Vegetação composta por herbáceas ou gramíneas provenientes dos solos férteis presentes em áreas de clima temperado e que recebem diferentes denominações em diferentes partes do mundo.
Vegetação mediterrânea: É composta por xerófilas, plantas típicas de regiões secas, tais como maquis e garrigues.

Clima:
Clima Subpolar
A Europa está localizada na zona temperada da Terra, dessa forma, apresenta climas de temperaturas mais amenas, dentre as particularidades de cada região podem ser identificados diversos tipos de climas, sendo que os principais são:

Clima de montanha: Ocorre especialmente em áreas de relevo de grandes altitudes, como os Alpes e Pireneus, nessas áreas as chuvas são bem distribuídas durante todo o ano, essas se desenvolvem de forma mansa e rápida, os invernos são extensos e rigorosos, constituídos por nevadas e geadas.

Temperado oceânico: É formado por um elevado índice pluviométrico, especialmente na primavera e no inverno, e temperaturas amenas.

Temperado continental: Ocorre no centro e leste da Europa, as chuvas desenvolvem com menos incidência que no temperado oceânico e amplitudes térmicas mais elevadas.

Subpolar: Predomina em áreas próximas à região ártica, é constituída por duas estações bem definidas, sendo que o inverno é extremamente rigoroso e longo, e verão com período bastante restrito.

Mediterrâneo: Esse tipo de clima é típico do sul da Europa com verões quentes e invernos mais amenos em relação a outras regiões do continente, nesse há duas estações bem definidas, seca no verão e chuvosa no inverno.

Luxemburgo


O Grão-Ducado do Luxemburgo é um pequeno país, que faz fronteira com a Bélgica, a França e a Alemanha e se localiza ao oeste da Europa. Sua forma de governo é a monarquia parlamentarista. O seu território é essencialmente constituído por colinas onduladas e florestas e tem um clima temperado oceânico. A língua nacional de Luxemburgo é o luxemburguês que é parecido com o alemão, a língua mais falada pelos luxemburgueses e mais utilizada nos meios de comunicação social. O francês é a língua utilizada para fins administrativos.
A estrutura da economia luxemburguesa assenta principalmente nos setores bancário, dos seguros e da indústria siderúrgica. Mas a produção agrícola e vitivinícola também são importantes. A culinária luxemburguesa baseia-se nas cozinhas alemã e belga. No entanto, as diferentes regiões oferecem pratos especiais. Presunto de Ardenas, morcela com puré de batatas e o paté luxemburguês são comidas típicas. Caça e peixe estão também presentes em muitos menus.  Também são produzidos vinhos brancos no vale do rio Mosela. Luxemburgo se classifica como a melhor cidade para a segurança pessoal e segurança, de acordo com uma sondagem em 2005 em Qualidade de Vida.

Alguns Dados:
Moeda: Euro
Agricultura: cereais, batata, uva.
Pecuária:
bovinos, suínos, aves.
População Total: 430 mil (2000)
Crescimento demográfico: 1% ao ano (1998).
Área: 2.586,4 km2.
Área de floresta: 7 mil km2 (1995).
Principais parceiros comerciais: Bélgica, Alemanha, França, Reino Unido, Holanda (Países Baixos)
Mineração: minério de ferro.

Curiosidades:
A par de todas estas formas de diversão, os luxemburgueses assistem frequentemente a uma
série de espetáculos culturais, de onde se destaca o Festival de Música de Echternach
Luxemburgo é o país europeu que mais gasta nas festas de natal e final de ano.
O “Petrusse Express” é um comboio que permite um passeio agradável por castelos e monumentos antigos onde se pode experimentar os costumes desses tempo.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Maritimidade e Continentalidade


Maritimidade: é a capacidade das águas oceânicas de conservar calor por um período maior que as áreas continentais, e influencia diretamente no clima das regiões costeiras. Uma característica de áreas influenciadas pela maritimidade é que a temperatura em períodos noturnos não diminui de forma significativa se comparada às temperaturas do período diurno
Continentalidade: corresponde às áreas continentais influenciadas pelo aquecimento e resfriamento da superfície terrestre. Durante a noite todo o calor absorvido durante o dia é perdido muito rápido para a atmosfera. Desse modo, as temperaturas noturnas são mais baixas em relação ao dia, aumentando assim a amplitude térmica.